quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
ACABOU !!! TROPEÇOU NO ALDO QUEIROZ E CAIU !!!
Agora é pra valer ! Saiu no Estado do Tapajós - Boletim Oficial do próprio Seixas Lourenço e diretamente da lavra do porta-voz Alailson Muniz.
O professor Seixas Lourenço entregou ao Ministério da Educação (MEC) o cargo de reitor da Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa), conforme revelou com exclusividade o jornal O Estado do Tapajós digital.
Lourenço usou uma carta encaminhada ao Secretário de Ensino Superior do MEC Paulo Speller para comunicando sua decisão. A reportagem de O Estado do Tapajós conversou com uma pessoa que teve acesso à carta. Segundo a fonte, Seixas Lourenço deixa claro que sua indignação com a postura do MEC e diz que sua decisão é irrevogável. A carta foi encaminhada ontem ao secretário, mas não foi protocolada. O ato oficial deve acontecer hoje. Dessa forma, a exoneração de Seixas deve sair apenas amanhã no Diário Oficial da União.
Até que Raimunda Monteiro tome posse, em seu lugar pode ficar o vice-reitor Pro Tempore Clodoaldo Santos ou mesmo o MEC pode nomear outro reitor interino para homologar a decisão do resultado das eleições. Atualmente, o Pró-reitor José Aquino está como reitor em exercício, haja vista que o vice está de férias.
O documento assinado por Seixas contextualiza o momento informando que a eleição havia sido realizada no último dia 18 e que a chapa vencedora "Gestão Acadêmica com Excelência" foi a vencedora, tendo à frente a professora Raimunda Monteiro. Diz ainda que a chapa perdedora "Orgulho de ser Ufopa" impetrou recursos que foram julgados pela Comissão Eleitoral e que uma decisão da Justiça Federal de Santarém impediu que houvesse a homologação do resultado até os recursos fossem julgados pela Comissão e posteriores impetrados junto ao Conselho Superior Universitário (Consun).
Lourenço convocou Carlos Manesch, reitor da Ufpa e presidente da Comissão Externa de Acompanhamento, para discutir com as chapas os procedimentos que deveriam ser adotados. Ainda de acordo com a carta, as partes chegaram a um entendimento e foi sugerida a data do próximo dia 9 para que o Consun se reunisse, já com os recursos apreciados e julgados, para homologar o resultado da eleição e encaminhar ao MEC a lista triplice.
No entanto, no último dia 3 de dezembro, Paulo Speller teria ligado para Seixas Lourenço e pressionado para que a reunião do Consun fosse antecipada para hoje, dia 5 e que a lista tríplice fosse encaminhada até amanhã, dia 6.
O reitor entendeu o ato como uma interferência do MEC nos trabalhos do Consun, que já havia decidido pela homologação do resultado, após o cumprimento dos atos. "Face a essa situação [...]. Coloco em caráter irrevogável o cargo à disposição de vossa excelência , disse Lourenço na carta, cujo acesso O Estado do Tapajós digital teve acesso com exclusividade..
A pressão imposta por Paulo Speller teria sido motivada por deputados federais do Partido dos Trabalhadores, liderados por Zé Geraldo.
Abaixo o Documento da bancada parlamentar do Oeste que desmente o Ex Reitor sobre supostas pressões do Dep. Zé Geraldo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário