sábado, 23 de novembro de 2013

Aldo Queiroz leva mais uma surra: Comissão da Ufopa oficializa vitória da chapa 2


Anselmo Colares e Raimunda Monteiro: vitória oficializada pela comissão eleitoral e avalizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santarém.

A comissão eleitoral da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) oficializou há pouco o resultado da eleição para reitor e vice da instituição.
Tânia Brasileiro, presidente da comissão, ratificou a vitória da chapa 2, que teve como candidata à reitora Raimunda Monteiro e vice-reitor Anselmo Colares.
Os dois obtiveram 40,38% dos votos válidos. A chapa 1 (Aldo Queiroz e Kátia Corrêa) conseguiu 36,82% dos 4.492 eleitores e eleitoras que foram às urnas.
Anselmo Colares e Raimunda Monteiro: vitória oficializada pela comissão eleitoral e avalizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santarém
Todos os recursos contra esse resultado levados à comissão foram julgados improcedentes, por “inconsistência de provas”, segundo revelou à imprensa Tânia Brasileiro.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santarém avalizou a lisura da eleição.
O resultado já foi encaminhado ao Consun (Conselho Universitário), a instância deliberativa máxima da Ufopa, para a homologação.
E posterior encaminhamento da lista dúplice, encabeçada por Raimunda Monteiro e Anselmo Colares, para o MEC (Ministério da Educação).
Leia abaixo a Nota Oficial – Chapa 2 – Ufopa

Gestão Participativa com Excelência

AGRADECIMENTO E REAFIRMAÇÃO DE COMPROMISSOS
A divulgação oficial do resultado da apuração dos votos do primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica para a escolha do reitor e do vice-reitor da UFOPA confirmou a vitória da chapaGestão Participativa com Excelência, constituída pela professora doutora Raimunda Monteiro(Reitora) e pelo professor doutor Anselmo Colares (Vice Reitor).
Agradecemos a cada um e a todos os docentes, discentes e técnicos que manifestaram o desejo de mudança, e expressaram sua confiança em nossa proposta. Agradecemos também aos que não votaram conosco, mas contribuíram com sua participação, validando o processo democrático. Sintam-se todos incluídos e convidados para a grande tarefa de construção de um novo tempo, a ser marcado pelo diálogo permanente e a busca de solução aos problemas por meio da escuta e da valorização das sugestões que emanam das pessoas que vivem o cotidiano da UFOPA.
VITÓRIA INCONTESTÁVEL
O resultado da apuração demonstrou que a Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência, obteve41,8% dos votos, aplicando-se a fórmula prevista no Regimento Eleitoral. Com o mesmo cálculo, a Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA obteve 37,1% dos votos apurados. 4.718 eleitores compareceram as urnas. Houve 33 votos Brancos e Nulos. A consulta ocorreu em Santarém e nos câmpus de Alenquer, Almeirim, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, além de Itaituba e Almeirim. Veja o resultado em números absolutos:
Categoria
Docentes
Técnicos
Estudantes
Total
Chapa 1
97
177
1400
1.674
Chapa 2
132
112
2800
3.044
Até a contagem dos votos da última urna que funcionou em Santarém, havia o risco da Chapa 2 ser derrotada, mesmo tendo a maioria dos votos de docentes e de estudantes, por causa da fórmula aprovada pelo CONSUN, bem diferente da que foi proposta pelo sindicato dos técnicos e recomendada pela Comissão Eleitoral, a qual garantia que cada uma das três categorias tivesse peso igual na decisão.
Se fosse utilizada a fórmula da PARIDADE REAL, a vitória da Chapa 2 subiria para 8% de diferença. E se a eleição fosse proporcional, conforme a LEI, onde o voto dos docentes tem peso de 70%, dos técnicos 15% e dos estudantes também 15%, a diferença em favor da Chapa 2 seria de 12 pontos percentuais. Em síntese: A Gestão Participativa com Excelência venceu nas regras determinadas pelo CONSUN, mas também seria vitoriosa em qualquer outra forma de cálculo.
REITOR ELEITO, REITOR EMPOSSADO
Esta frase foi usada como pergunta pelo candidato Aldo Queiroz no debate realizado pela TV Blog do Jeso, na noite do dia 15 de novembro. Ele estava certo da vitória. Mas perdeu e ainda não reconheceu a vontade da expressiva maioria da comunidade. Entrou com recursos que serão julgados pela Comissão Eleitoral. Tratam-se de denúncias infundadas, como aconteceu com todas as tentativas de desqualificar a chapa Gestão Participativa com Excelência.
COMISSÃO ELEITORAL ENCERROU OS TRABALHOS E CONFIRMOU A VITÓRIA DA CHAPA 2
PRÓXIMO PASSO: HOMOLOGAÇÃO NO CONSUN
Profª Drª Raimunda Monteiro (Reitora Eleita) / Prof. Dr. Anselmo Colares (Vice Reitor Eleito)

Nenhum comentário: