sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PT anuncia oficialmente Padilha como candidato ao governo de São Paulo



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é o candidato a governador de São Paulo pelo PT. 
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmará a posição em evento marcado para esta sexta-feira na Casa de Portugal, em São Paulo, num evento em que o PT aproveitará também para o lançamento da candidatura de Emidio de Souza para presidente estadual do PT. 
Lula já lançou o nome de Padilha num evento em Bauru e outro há uma semana, num encontro estadual do partido, afetado pela morte do ex-deputado Luiz Gushiken. Por isso, Lula promete agora, num ato mais formal com a militância petista, para lançar o nome de Padilha na dipusta pelo governo paulista, que está nas mãos dos tucanos há 20 anos.
— Dizem que Lula já elegeu dois postes, Dilma e Haddad (prefeito Fernando Haddad). Agora vai eleger um terceiro. Mas Padilha é o tipo de poste que qualquer partido gostaria de ter. É um poste com luz própria — disse ao GLOBO nesta quinta-feira o presidente estadual do PT de São Paulo, Edinho Silva.
Silva diz que o programa do Ministério da Saúde, “Mais Médicos”, será para Padinha na campanha eleitoral no ano que vem, o que foi o Prouni na alavancagem da candidatura de Haddad para a prefeitura de São Paulo no ano passado.
— A ideia do partido, e do Lula, é fazer um grande ato favorável a Padilha a cada 20 dias, em horários em que ele não está trabalhando no Ministério, evidentemente — disse Edinho, para quem o ideal é que o ministro deixe o cargo já em janeiro para começar a campanha pra valer, com viagens ao interior do Estado.
O presidente estadual do PT explicou que o programa Mais Médicos já é uma vitória do governo Dilma perante a sociedade, enquanto política pública.
—É uma das maiores vitórias do governo Dilma. E nesse contexto, o ministro Padilha é o interlocutor dessa vitória. As entidades representativas dos médicos erraram muito no tom. Infelizmente os médicos que atuam na saúde público já não tinham uma boa imagem junto à população que utiliza o SUS, claro que com exceções. Se recusam a dar o registro para os médicos estrangeiros, de ter um discurso muito pesados contra o Mais Médicos. 
As entidades sabem que em São Paulo não se consegue preencher as vagas em concurso público, imagina nas regiões mais empobrecidas do país? Ao carregarem no discurso contra, elas estão colaborando para um desgaste histórico dos médicos – disse Edinho Silva, afirmando que apesar de tudo o “programa já deu certo”.
Sobre o fato do ministro pegar “carona” no sucesso do programa de governo, Edinho Silva, é direto: acha que Padilha vai se promover eleitoralmente com o programa.
— O programa já deu certo. Eu penso que o Padilha é um quadro muito preparado. Foi um ministro muito bom da Secretaria de Relações Institucionais. Muitos limitam a atuação do Padilha à atuação dele agora no Ministério da Saúde. Foi ministro muito imporante na implantação de programas do governo Lula junto aos municípios, na relação com estados. Um ministro muito capaz na articulação política com o Congresso Nacional e já no Ministério da Saúde já vinha fazendo um trabalho excepcional de repensar o modelo de administração da Saúde no Brasil —disse Edinho Silva. 
_______________________________________

Nenhum comentário: