terça-feira, 30 de julho de 2013

O PAPA POP


Leandro Fortes no Facebook

Eu, simplesmente, não consigo ter esperança em um mundo ainda povoado por peregrinos.
Passei esses dias no Rio, caminhei na rua com eles, dividi um vagão de Metrô cheio de ataques e gritinhos de amor clerical, um tormento incessante do Centro a Copacabana.
Um bando de bobos tocados alegremente como gado, movidos por essa euforia histérica da fé sob medida para os telejornais, perdidos numa irracionalidade vendida como grandeza de espírito, compelidos à superficialidade das rezas, dos terços, das novenas – essas formas mais do que manjadas de se omitir achando que se está, de fato, contribuindo por um mundo melhor.
Depois, o papa no Fantástico, na TV Globo. 
O furo mundial mais previsível de todos os tempos: Francisco na emissora de televisão mais poderosa da América Latina, este continente contra qual a igreja católica novamente se volta, claro, em nome dos pobres, justamente para que os governantes escolhidos por eles não se intrometam na agenda dos ricos.
Pois minha única ambição nessa área, como jornalista, seria a de entrevistar o anticristo naquela lama que, ironia divina, convencionou-se chamar de Campo da Fé.
____________________________________________

Nenhum comentário: