No Blog do DutraCom a interinidade chegando ao fim e já com o anúncio de uma visita do governador titular às terras do Oeste, o governador do Pará, em exercício, tem aproveitado o status prolongado para tentar afirmar uma desejada liderança na sua região de origem.
Foi o que fez nos dias da Semana Santa, quando passou por Santarém em direção a Mojuí dos Campos.
Entre reuniões com políticos da região, beijos e afagos a eleitores (o vice concorreu uma vez a cargo eletivo, em 2006, a deputado federal, ficando com a segunda suplência), distribuição de algumas benesses, como ajuda a pessoas deficientes, o único assunto fora da agenda foi o separatismo, já que, como vice-governador, Helenilson nem de longe quer ouvir falar nos 95% dos eleitores que, no Oeste paraense, disseram sim ao Estado do Tapajós no plebiscito de 11 de dezembro de 2011.
A seguir, reportagem da Agência Pará, órgão do governo estadual:
Na extensa agenda de trabalho do governador do Pará em exercício, Helenilson Pontes, na quinta-feira (28), no oeste do Estado, esteve a entrega de 66 cheques moradia a pessoas com deficiência, na sede municipal de Santarém.
Os recursos, liberados pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), são destinados à compra de material para construção e reforma de residências, para facilitar, principalmente, a locomoção das pessoas com deficiência dentro do imóvel. A presidente da companhia, Noêmia Jacob, participará da entrega do benefício.
Criado em 2003, o Programa Cheque Moradia permite a servidores públicos estaduais, com renda de até três salários mínimos, o acesso a recursos para investir na melhoria de suas residências. Em 2011, por meio do Decreto 173, o governador Simão Jatene priorizou o atendimento a pessoas com deficiência.
Em 2012, o benefício chegou para 3.495 famílias, totalizando um investimento de R$ 27.576.350,00. Para 2013, a meta da Cohab é emitir 5 mil cheques.
Pavimentação – Antes da solenidade na Estação Cidadania, o governador em exercício entregará à população do município de Mojuí dos Campos a Rodovia PA-431 pavimentada, no trecho de 10 quilômetros que fica entre a PA-370 (que vai de Santarém até Curuá-Una) e a BR-163 (Santarém-Cuiabá). Helenilson Pontes também vai entregar 3 quilômetros de vias pavimentadas na sede municipal de Mojuí, resultado do Programa Asfalto na Cidade.
Mesmo antes da inauguração oficial, moradores já usufruem dos benefícios trazidos pelas duas obras. O comerciante Anselmo Duarte, 58 anos, é um deles. Cadeirante, ele reside na Rua Oswaldo Cruz, e conta que sentia muita dificuldade em sair de casa antes da obra. “Não dava para eu sair porque a situação da rua não permitia, nem para quem pode andar, imagina para mim, que preciso de ajuda para me locomover. Agora tudo melhorou. Já consigo ir para onde quero”, declara.
A lavradora Maria Rita Silva de Oliveira, 34 anos, mora às margens da PA-431, e afirma que, antes da pavimentação, as condições eram precárias. Lama e poeira prejudicavam a saúde dos moradores e o escoamento de produtos agrícolas. “Nós trabalhamos com polpa de frutas e verduras, que vendemos aos finais de semana na feira de Santarém. Antes, como estava a estrada, a gente demorava muito tempo para chegar lá, o que era ruim para o trabalho. Hoje, isso mudou”, diz Maria Rita.
________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário