Um tiroteio entre trabalhadores sem-terra e seguranças de uma das fazendas ligadas ao banqueiro Daniel Dantas no sudeste do Pará deixou um segurança baleado na noite do último sábado (29), de acordo com a Polícia Civil do Estado.
Sem-terras também teriam sido baleados e estão desaparecidos, de acordo com relatos de integrantes do movimento à polícia, que ainda investiga se houve mais feridos. Até agora só foi confirmado o segurança baleado no braço e na perna por arma de cano longo.
O conflito ocorreu na fazenda Itacaiunas, da Agropecuária Santa Bárbara (ligada ao grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas), localizada em Marabá (684 km de Belém).
Um grupo de sem-terra da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) estava acampado do lado de fora da Itacaiunas desde julho deste ano. Há 15 dias, eles invadiram o local e ocuparam a entrada da fazenda, segundo a polícia.
De acordo com o delegado Rodrigo Paggi, os sem-terra passaram a impedir a entrada e saída de funcionários da agropecuária após a invasão.
No sábado, os seguranças levaram um dos funcionários para fora da fazenda, por uma saída alternativa. Quando voltaram, enfrentaram uma tocaia dos sem-terra, diz Paggi.
"Quando voltaram pela outra saída, a porteira estava fechada. Um funcionário foi abrir e, quando os seguranças entraram, viram uma arma apontada em direção a eles. Aí os seguranças jogaram o funcionário no chão, os sem-terra começaram a disparar e os guardas revidaram", relatou o delegado.
A Fetagri afirma que o grupo de sem-terra foi resgatar um trabalhador rural que havia saído para coletar castanhas e fora cercado pelos seguranças da fazenda, quando estes deram início ao confronto contra o grupo. Segundo Antônio Gomes, integrante da organização, um trabalhador rural foi baleado no braço e outro recebeu um tiro no rosto e está desaparecido.
A polícia vai ouvir nesta semana os demais vigilantes e os líderes sem-terra que estão na fazenda.
BARRIL DE PÓLVORA
Conflitos com sem-terra envolvendo fazendas do grupo Opportunity na região sudeste do Pará têm sido frequentes.
Em junho, uma tentativa de invasão do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) a uma outra fazenda, a Cedro (entre Marabá e Eldorado do Carajás), terminou com 12 sem-terra feridos por disparos de armas de fogo.
No caso da fazenda Itacaiunas, eles pressionam pela desapropriação para reforma agrária depois que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) declarou a propriedade improdutiva.
A Santa Bárbara diz que tenta provar na Justiça que a fazenda é produtiva e que sua finalidade é reprodução de gado em um projeto de melhoramento genético.
Sobre o conflito, a agropecuária afirmou que "repudia as ações criminosas dos invasores".
_________________________________________-
Nenhum comentário:
Postar um comentário