terça-feira, 30 de outubro de 2012

Primeiro político italiano a se assumir gay é eleito governador da Sicília

Nas eleições regionais deste domingo (28/10), o representante do Partido Democrata venceu o candidato do ex-premiê Silvio Berlusconi, Nello Musumeci, e do movimento Beppe Grillo, que ironiza a política do país, Giancarlo Cancelleri.
[Plataforma política de Crocetta é de combate à máfia]
“Vou governar de uma forma totalmente nova. Hoje a história da Sicília mudou, pois ganhou um partido que enfrenta a máfia”, afirmou Crocetta.
O novo governador da Sicília é católico e foi prefeito da cidade de Gela, que tem pouco mais de 72 mil habitantes. “No primeiro dia de trabalho, demitirei alguns consultores que ganham grandes quantidades de dinheiro por tarefas que não são necessárias.”
O pleito na Sicília foi antecipado para este mês depois que o primeiro ministro, Mario Monti, obrigou o então governador, Raffaele Lombardo, a pedir demissão por relação com a máfia.
Assim como boa parte da Itália, a região da Sicília passa por delicado momento economicamente, fator que é considerado um dos motivos para o avanço da esquerda no país.
Para evitar nova derrota nas eleições gerais de 2013, o partido Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, convocou primárias para 16 de dezembro. “Se não queremos que a esquerda governe a Itália, temos que unir esforços”, afirmou o secretário-geral do PDL, Angelino Alfano.
_________________________________________--

Nenhum comentário: