Na terça-feira, a tela do JN voltou a ser o que se espera de um telejornal da Globo em véspera de eleição: sob comando de Ali Kamel (um diretor de jornalismo que gasta seu tempo tentando intimidar blogueiros com ações judiciais), a TV da família Marinho fez um balanço de 18 minutos sobre o “mensalão”. Repita-se: balanço sobre um julgamento que não acabou.
Normal que se noticie o que acontece no STF. Anormal que se gaste quase metade de um telejornal para fazer “balanço” do que não terminou. Isso às vésperas da eleição. O MSM (Movimento dos Sem Mídia) entrou com um pedido na Procuradoria Geral da República para que aGlobo seja investigada por crime eleitoral. Na petição, o MSM lembra outros episódios pré-eleitorais envolvendo a Globo: Proconsult contra Brizola (82), debate editado para prejudicar Lula (89), bolinha de papel em 2010…
Agora, outro fato grave. O site de “O Globo” estampou na capa, nessa quinta-feira, notícia sobre o cancelamento do ENEM! A notícia – falsa – teria sido espalhada por apoiador de Serra em São Paulo. Cerca de uma hora depois, “O Globo” publicou a nota que se segue:
Esclarecimento: Enem 2012 não foi cancelado
RIO – Por motivo alheio à vontade do GLOBO, uma reportagem publicada no site em 2009, que noticiava o cancelamento das provas do Enem naquele ano, voltou a circular na rede via Facebook, aparecendo em listas de mais lidas da rede social, reproduzidas de forma automática em nossa homepage.
O GLOBO esclarece que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 saia das citadas listas do Facebook em nosso site.
===
A explicação de “O Globo” parece frágil. Qualquer notícia que estiver entre as mais lidas vai pra capa do site? Não há controle? Se um robô bombardear o facebook com frases em russo, isso vai parar na capa do site?
Tá bom…
A tentativa de espalhar pânico para tirar votos de Haddad parece sinal de desespero.
E eu diria mais: “por motivos alheios à vontade do Globo”, Serra vai perder a eleição.
Com ou sem boato.
________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário