sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SUCESSÃO SANTARENA, DEBATE MORNO E JOGO DE CENA ENTRE VON E TAPAJÓS


No Blog do Espalha Brasa

Nesta quinta (9), a RBA, Rede Brasil Amazônia, filiada a Band, TV Santarém Canal 12, realizou o primeiro debate entre os candidatos que estão concorrendo para a prefeitura de Santarém nestas eleições de 2012. Nossa coluna que é dinâmica, de informação e opinião, fez aqui um resumo do que a gente assistiu no debate ao vivo da Band.
● MÁRCIO PINTO PSOL Em posição privilegiada, pois o professor Márcio Pinto nessa altura da vida só administrou até hoje, saletas de aulas de 30, 40 alunos, e na sua compreensão da política, administrar a prefeitura de Santarém é como dar aula para jovens imaturos. Fez criticas que por nunca ter administrado coisa pública nenhuma, entende que pode ser diferente, que o partido dele não vai compor com ninguém, se possível só com os anjos do céu. Não passa de um viajante demagogo, que se chegasse a ter um dia a possibilidade de assumir uma máquina do tamanho da prefeitura de Santarém, talvez seu primeiro ato era se borrar tudo... Márcio Pinto não tem tutano na canela para neste momento ser prefeito de uma cidade como Santarém, essa é a realidade
● JOSÉ MARIA TAPAJÓS PMDB  Politiqueiro confuso, todos sabem que ele chegou assumir a prefeitura de Santarém e é Presidente da Câmara Municipal de uma das três maiores cidades do Pará. Zé Maria que já está em seu sexto mandato, conhece como ninguém os avanços da saúde em Santarém, pois nestes últimos 20 anos, tem consciência de quem mais fez pela saúde de Santarém foi este governo, que ele participou ativamente chegando em certo momento, a comandar a cidade. Portanto, demonstrou claramente ao eleitor estar jogando, parece um jogador de porrinha, com Alexandre Von PSDB 45, a fim de tentar manter a permanência do PMDB no poder, já que sua candidatura é pífia e com pouca chance de decolar. O que ficou mesmo, para o eleitor atento, é que ele fez as perguntas que o Von tinha num bloquinho a resposta, e lia de maneira bem ensaiada, toda vez que era perguntado por Zé... um teatro ruim, feio...rs!
● RUBSON SANTANA PSC Infelizmente o bancário tem um complexo com esgoto a céu aberto, o Marcio Pinto perguntou sobre educação e ele falou sobre esgotos que correm a céu aberto como se isso fosse exclusividade de Santarém. Rubson tem dificuldade de responder as perguntas com argumentação organizada, se estendia e ao se perder na viagem, engatilhava um discurso rasteiro, do nada para lugar nenhum, totalmente despreparado, sem chance nenhuma de convencer algum eleitor, talvez depois de ontem ele perdeu os votos de seus familiares...rs!
● LUCINEIDE PINHEIRO PT A mais coerente, Lucineide 13 se portou como deve se portar alguém que tem consciência e experiência com a coisa pública. Ela já demonstrou que é competente, quando fez a maior gestão da educação de todos os tempos em Santarém. Ao perceber a jogada ensaiada de Alexandre Von PSDB e Zé Maria PMDB, que jogavam porrinha no debate, ficou na dela, não saiu do prumo e se manteve coerente, sem promessas absurdas, mas explanando sobre o que pode ser feito de fato e o que está feito, que hoje o jogo político tenta esconder. Lucineide 13 foi para mim a única que foi impecável pela sua perspicácia e simplicidade, sem a arrogância de quem tem a solução definitiva de todos os problemas de Santarém, como a maioria fez, mas que pode fazer muito para que nossa cidade possa continuar avançando... Zezo para mim candidato que diz o que disse Von e Zé Maria: "No meu governo vou fazer, isso, aquilo", não merece confiança, pois é a frase mais batida e ultrapassada que não comporta mais nos dias atuais na política...
● ALEXANDRE VON PSDB O pior candidato da noite. Von incorporou um tom raivoso que a gente sabe que não é dele, e pior, escolheu um dos piores temas para debater: “o da saúde”. Ele pensa que o povo já esqueceu que no seu governo com Lira Maia, os pacientes eram carregados em uma porta de madeira, por falta de maca, e colocados em um carro baú de carregar mercadoria, por falta de ambulância, como mostrou Antonio Rocha PMDB na campanha de 2003. A saúde do governo que Alexandre Von planejou era coisa de calamidade pública, pois Von era o Secretário de Planejamento de Santarém, na época em que se o cidadão adoecesse, o vizinho tinha que arrancar a porta de casa para deitar o pobre coitado e ligar para um carro baú do Mercadão 2000, para transportar o enfermo até o hospital... a prior desgraça de um político é achar que o povo tem memória curta, ou que o povo não percebeu a mudança, com carros do Samu, bem equipados e um espaço médico milhões de vezes melhor do que de quando governou com o Lira Maia... Von permaneceu por todo o debate, muito atrapalhado, com um bloquinho de notas nas mãos, respondia lendo, na cara de pau, todas as perguntas ensaiadas que José Maria Tapajós fazia, rindo como se estivesse na Escolinha do Professor Raimundo... rs!
● POR FIM, nossa opinião é que no geral, as perguntas foram fracas, mas já deu para perceber quem realmente está mais preparado para governar Santarém pelos próximos quatro anos, hoje sem dúvida, pela coerência e pela postura de mulher inteligente, séria e conhecedora dos anseios do povo, Lucineide 13 é o melhor para Santarém.
_______________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

e o teu blog é imparcial?Tpa os buracos da minha rua e faz uma pracinha daquelas que eu voto na tua candidata.Moro na presidente vargas, bairro mapiri