segunda-feira, 30 de julho de 2012

Chávez comemora aniversário com comício em Estado governado por partido rival

Chávez durante ato de campanha em Miranda, Estado até junho governado por seu rival, Henrique Capriles

O aniversário de 58 anos do presidente venezuelano Hugo Chávez Frias, completados neste sábado (28/07), foi comemorado com um dos seus maiores comícios de campanha presidencial. A localidade foi escolhida especialmente: trata-se da paróquia de Petare, no município Sucre, Estado de Miranda, que até o início de junho era governado por seu principal rival nesta eleição, Henrique Capriles Radonski. Os diversos bairros que compõe a paróquia somam cerca de 500 mil habitantes e foi de lá que se iniciaram importantes manifestações populares que reagiram à tentativa de golpe de Estado sofrida por Chávez em 2002, que chegou a retirá-lo do poder por cerca de 48 horas.
O comício foi aberto pelos cantores populares Hany Kauam, Omar Enrique, Luis Romero e Emílio José Vizcaíno, que cantaram o jingle "Chávez coração do povo". O presidente, por sua vez, cantou desafinando trechos da música e dançou com suas filhas e neta no palco. "Agora eu sou roqueiro", disse.
O vice-presidente Elias Jaua, que tem participado da campanha de forma discreta até agora, fez um discurso criticando o governo de Miranda. Jaua é pré-candidato a governador do Estado em dezembro de 2012. Já o jornalista e ex-vice-presidente José Vicente Rangel, mesmo com 83 anos, também defendeu a reeleição de Chávez em discurso. “Não vamos dormir, vamos reforçar o trabalho, convencer os indecisos, levar mais gente para o voto bolivariano”, disse. Os discursos continuaram a anunciar uma “vitória acachapante” e um “nocaute” na oposição. “São dez milhões, são dez”, repetia a multidão, referindo-se a quantidade de votos que o presidente vem pedindo aos seus seguidores para ter em 7 de outubro próximo.
Depois de agradecer as diversas felicitações, Chavéz atacou diretamente Capriles, chamando-o de “filho de papai e mamãe”, e lembrando que, em Sucre, a “delinquência disparou nos últimos três, quatro anos, como nunca. Isso eles ocultam. A última medição foi de 79 homicídios por cada 100 mil habitantes”, afirmou.
Chávez também listou as obras que vem fazendo na região como ampliação do metrô e dos metrocables (um tipo de teleférico para transporte público), além da construção de uma nova cidade através do programa habitacional Missão Vivendas, onde estão previstas a construção é de 20 mil casas.
No comício, Chávez continua tentando se aproximar da classe média. Para isso, lembrou da inflação e dos altos juros em programas de moradias em governos passados, comparando com os subsídios oferecidos pelo seu governo. Também reafirmou que seu compromisso é “acabar com a divisão de classes”. “Temos que ir buscar as classes médias para se somarem a esse processo democrático. Espero que, na Venezuela, não precisemos mais falar de classes, porque todos seremos uma só classe, cidadãos e cidadãs com os mesmos direitos e obrigações, respeitando a diversidade dos setores nacionais”, explicou.
Petare
Com áreas históricas que datam da colonização espanhola, favelas e uma população de mais de 500 mil habitantes, a Paróquia de Petare tem um enorme adensamento populacional. A região foi palco de resistência popular na época do golpe de Estado de 2002, de onde saiu uma marcha de mais de 20 mil pessoas até o Palácio Miraflores e ficaram lá até o retorno de Chávez. Também foi a área onde o chavismo sofreu amargas derrotas em eleições municipais e parlamentares depois de 2002.
______________________________________

Nenhum comentário: