terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lula com Dilma na posse dos novos ministros


Lula participa com Dilma da posse dos novos ministros  Ao lado da presidente Dilma Rousseff, Luis Inácio Lula da Silva, participou da solenidade de posse, às 15 horas desta terça-feira (24), do novos ministros da Educação, Aloizio Mercadante e da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.

Lula cumprimentou os presentes e foi muito aplaudido pela plateia. Esse foi o primeiro evento que ele participou no Palácio do Planalto após o início do tratamento de combate ao câncer. Todos os discursos incluíram palavras de agradecimento ao ex-presidente Lula e elogios à presidente Dilma.

Mercadante embargou a voz quando disse que “Lula plantou esperança e dignidade do povo, cidadania, estabilidade e liberdade, que estão fazendo este país florescer”, destacando que ele plantou essas sementes ao lado de uma companheira competente e comprometida com esses valores – a presidente Dilma. 
A presidente Dilma, diante da emoção ao fazer saudação especial ao ex-presidente Lula, disse que “com o passar do tempo a gente passa a ser um bando de chorões, mas o presidente Lula disse que pode chorar que não faz mal nenhum”. Em sua saudação especial, Dilma disse que Lula era o grande responsável pelo imenso esforço de mudar trajetória e história da educação brasileira. 
Significado da educação
Em seu discurso, a presidente Dilma disse que “esse é um dos atos mais importantes do meu governo, porque nós sabemos o que significa a educação, ciência e tecnologia na trajetória do nosso governo”. E explicou que “o grande instrumento de construção do futuro desse país passa necessariamente, no presente, em aumentar a qualidade da educação e que o Brasil seja capaz de produzir ciência e tecnologia”.
Dilma disse que foi preciso chegar um metalúrgico à Presidência para que o governo prestigiasse a educação superior. “Que país estranho, que precisou disso”, afirmou. Segundo ela, o país tem que proporcionar oportunidades. “Quando se dá o Bolsa-Família, quando se cria o Minha Casa, Minha Vida, cria-se oportunidades, mas a grande oportunidade é da filha da lavadeira que virou médica, frase que ouvi de uma moça na solenidade do ProUni.”
Ela explicou ainda, novamente destacando o papel do presidente Lula, a mudança significativa da qualidade do desenvolvimento do país. “Vínhamos de um processo excludente, com dificuldade de desenvolver aceleradamente o país e distribuir renda. Dois momentos que tivemos que dar conta simultaneamente”, afirmou, destacando as ações e programas de distribuição de renda para elevar a população à condição de classe média e, ao mesmo tempo, buscar, através da educação, fazer com que o Brasil consiga chegar o mais rápido possível à produção científica e agregar valor à sua produção.
Só elogios
“Sou só elogios”, resumiu o ministro Fernando Haddad, o primeiro orador a falar na solenidade. Ele disse que deixava o ministério relutante, porque pôde apresentar projetos ousados, pôde sonhar e ver esses sonhos serem gradualmente realizados. “A gente sabe que o desenvolvimento do Brasil depende desse investimento. O nosso futuro passa pela educação, ciência e tecnologia”, afirmou.
“O Brasil tem hoje metas quantitativas e qualitativas para educação. Vivemos uma década auspiciosa e vamos viver a próxima década mantendo o pulso para erradicar a pobreza”, disse Haddad, elogiando a Lula e Dilma. E concluiu dizendo que “o legado do nosso governo é o da educação, temos que garantir a todos os brasileiros, indistintamente, o direito a um passo a mais na educação – desde o que não foi alfabetizado até os que querem doutorado”.
Dilma também fez elogios a Haddad, destacando a capacidade gestora dele. Disse que apesar de lamentar não poder mais contar com ele, estava feliz porque ele vai enfrentar um desafio e uma pessoa talentosa tem que ir além, em referência à participação dele na eleição para prefeito de São Paulo. E estendeu os elogios a Mercadante, que vai estar à altura e o Raupp vai fazer o mesmo no Ministério da Ciência e Tecnologia, garantindo que estava segura com relação aos nomes escolhidos.
Conselhos de Mercadante
Mercadante falou em seguida, e destacou, em seu discurso, o currículo do novo ministro da Ciência e Tecnologia, que o compromete com a continuidade do projeto republicano de contribuição decisiva para o desenvolvimento do país. Na educação, ele mesmo se comprometeu em garantir o avanço na qualidade da educação do país.
Mercadante falou publicamente sobre os conselhos que vêm dando ao novo ministro na relação com a presidente Dilma. Falou sobre a exigência dela com a elaboração de projetos. “Atitude de quem tem compromisso com gasto público para que seja aplicado naquilo que é fundamental no Brasil”, explicou Mercadante.
Marco Antônio Raupp, o terceiro a discursar, disse que nos contatos com a presidente Dilma já tinha comprovado as palavras de Mercadante, de exigência na otimização dos recursos públicos. Segundo ele, essa característica da presidente Dilma fazia dele um fã e agora é mais ainda.
E se comprometeu “a executar a política de Estado e governo da presidente Dilma na área de ciência e tecnologia como eixo estruturante do desenvolvimento do país, para que a ciência, tecnologia e inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento do país”. 

_________________________________________

Nenhum comentário: