segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Morre o ditador Kim Jong-il, da Coreia do Norte


Sul-coreanos assistem à notícia da morte do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong II Foto: Ahn Young-joon / AP
Morreu no último sábado (17/12) o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, informou nesta segunda-feira (19) a agência oficial do país, KCNA. De acordo com o comunicado divulgado nesta manhã, Jong-il morreu durante uma viagem de trem após uma “grande fadiga mental e física”.Kim Jong-il tinha 69 anos e estava há 17 no poder. Após o anúncio da morte do líder norte-coreano, o governo da Coreia do Sul declarou estado de alerta e já estabeleceu um plano de emergência.
Ainda de acordo com a nota divulgada pela agência de notícias, a morte do ex-líder ocorreu às 8h30 do horário local (21h30 de Brasília). O norte-coreano tinha diabetes e problemas cardíacos. Em 2008, sofreu um ataque cardíaco e os rumores sobre sua saúde aumentaram.
A expectativa mundial é que seu filho mais novo, Kim Jong-un, de 29 anos, assuma a liderança do país. Jong-un já havia sido nomeado general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, em 2010.
A própria agência KCNA afirmou nesta segunda Kim Jong-un é “o grande sucessor do sistema revolucionário” da Coreia do Norte. “O comando de Kim Jong-un é seguro e definitivo para cumprir a revolução e a brilhante sucessão”, destacou a agência em um comunicado.
O corpo do ex-líder norte-coreano ficará no Palácio Memorial de Kumsusan e o funeral deverá acontecer no próximo dia 28 na cidade de Pyongyang.
_____________________________________________

Nenhum comentário: