O presidente nicaraguense, Daniel Ortega, foi reeleito neste domingo (6) com 66,43% dos votos, segundo os dados preliminares da apuração oficial das eleições realizadas na Nicarágua.
O empresário de rádio Fabio Gadea, da aliança oposicionista Partido Liberal Independiente (PLI), se coloca em segundo lugar, com 25,92% dos votos, em uma jornada em que o comparecimento às urnas foi de 70% dos eleitores.
Em terceiro lugar está o ex-presidente Arnoldo Alemán (1997-2002), do Partido Liberal Constitucionalista (PLC), com 7,10%.
Atrás de Alemán, em quarto lugar, se situa o ex-dirigente da “Contra” antissandinista e atual deputado Enrique Quiñónez, da Aliança Liberal Nicaraguense (ALN), com 0.2% e na quinta posição vem o acadêmico Roger Guevara, da Aliança pela República (Apre), com 0,07% dos votos.
Antes da leitura destes primeiros resultados, milhares de simpatizantes do presidente Ortega saíram às ruas e praças de Manágua para celebrar antecipadamente sua vitória nas eleições deste domingo.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, felicitou seu colega nicaraguense, Daniel Ortega, pelo triunfo nas eleições nacionais e destacou que esta vitória consolida o projeto de integração dos povos da América.
A nova vitória popular, além de fortalecer a esperança em um futuro de dignidade e soberania para toda a região, é expressão do sólido apoio dos nicaraguenses a uma gestão de governo de grande vocação popular, expressou o mandatário venezuelano.
Chávez sublinhou que a Alba, como um esforço avançado na integração de nossa América, tem na Nicarágua um grande baluarte e na direção do comandante e presidente Daniel Ortega um de seus mais destacados dirigentes.
______________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário