Estranho, muito estranho. É muito sinistro quando a TV Globo fez ampla matéria sobre a Copa no Brasil no Jornal da Globo (meia-noite de terça-feira) abordando programas de qualificação profissional do Ministério do Turismo, com cursos on-line, e escondeu da notícia o principal destes programas: o "Olá, Turista!" executado pela Fundação Roberto Marinho, com R$ 17 milhões verbas federais do Ministério do Turismo.
O "Olá, Turista!" deveria treinar 80 mil pessoas para aprenderem a falar um pouco em inglês e espanhol, voltado para trabalhadores em hotéis, garçons, taxistas, policiais e outros profissionais ligados ao atendimento ao turista.
Apesar de já encerrado, não há prestação de contas publicada sobre o número de pessoas efetivamente treinadas, mas há indícios de calote nas metas da Fundação Roberto Marinho com o Ministério do turismo.
A notícia do telejornal também dá sumiço em 30 mil vagas de treinamento nas metas do Ministério do Turismo, inventando um número de 50 mil pessoas a serem qualificadas, quando só o número do "Olá, Turista!" anunciados em 2009, eram 80 mil.
A Fundação é a ONG das Organizações Globo e, em circunstâncias normais, de êxito nas atividades, jamais deixaria de aparecer na notícia, e com destaque.
A TV Globo sempre deu publicidade para aquilo que ela considera feitos de sua ONG. No entanto o telejornal entrevistou gente de hotéis e de faculdades de turismo, mas ninguém da ONG.
A situação remete àquela analogia com aviões de caça: "voar baixo para o radar não captar"... o radar, neste caso, é do Ministério Público e da CGU (Controlodaria Geral da União), que passa um pente fino nos convênios do Ministério do Turismo para combater a corrupção e o desvio do dinheiro público.
Uma força-tarefa do Ministério do Turismo cobra a devolução aos cofres públicos de R$ 80 milhões referentes a quase 500 convênios já identificados com contas irregulares. A ONG das Organizações Globo ainda não está neste lote, mas ela,com um único convênio, sozinha recebeu R$ 17 milhões dos cofres públicos.
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