Um programa da TV chilena, exibido ontem, está provocando a maior polêmica naquele país. O “Informe Especial” afirmou que um laudo encontrado nas ruínas da casa de um militar chileno. E ele revelaria que o ex-presidente foi atingido por dois disparos, pondo por terra a versão oficial de que teria sido suicídio a sua morte.
No programa, o médico uruguaio Hugo Rodríguez, do Departamento de Medicina Legal da Universidade da República, diz que o ex-chefe de Governo teria recebido dois tiros, ao invés de um, como se supunha.
“Há dois padrões de lesões diferentes. Um que é deixado por uma bala com efeito explosivo de uma arma de guerra, e outro que deixa uma bala de um projétil de menor velocidade… é perfeitamente plausível que foi outra disparo, e se foi outro disparo, também foi antes” do outro, que, portanto, já não poderia ser próprio Allende, declarou” .
A senadora Isabel Allende, filha do ex-presidente, criticou as especulações sobre as circunstâncias da morte de seu pai suscitadas com a exumação de seu corpo.
Ela ironizou as declarações do especialista s à rede estatal de televisão do Chile, a TVN, que Allende teria recebido dois tiros. Para ela, a TVN está “especulando no meio do processo judicial onde só a investigação científica trabalhando com seus restos chegará a um informe conclusivo”.
Allende foi exumado na segunda-feira, num processo judicial movido pela família, a fim de esclarecer as circunstâncias da sua morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário