sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Ironia da história: ‘Fim da raça’ do DEM

Altamiro Borges, Adital

“Como já era esperado, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, anunciou nesta semana que deixará o DEM para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. O ato oficial de ingresso ocorrerá nas duas próximas semanas e Colombo presidirá a nova legenda no estado.
Junto com ele, três deputados federais e seis estaduais de Santa Catarina também abandonarão o partido.
A saída de Colombo é uma baita ironia da história. Ele é ligado ao grupo do presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen. Em 2006, animado com a onda midiática sobre o "mensalão do PT”, o ex-chefão dos demos ficou famoso ao proclamar: "Vamos acabar com essa raça”. Mas a vida é implacável e agora, porém, é a "raça do DEM” que corre sério risco de extinção.

"Tiro de morte nos demos”

Desde a derrota na eleição presidencial de 2010, o partido já perdeu nove deputados federais, a senadora ruralista Kátia Abreu e o vice-governador de São Paulo. Patrimonialistas viscerais, os demos não agüentam viver muito tempo longe do poder. Tanto é que o filho do "presidente de honra do DEM”, o deputado federal Paulo Bornhausen, foi um dos primeiros a embarcar no PSD.
A saída do governador Raimundo Colombo é encarada por muitos analistas políticos como "um tiro de morte nos demos”, como descreve matéria do Estadão. O partido agora só conta com a governadora Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte. O próprio presidente do DEM, senador Agripino Maia, reconhece que a crise é terminal. "Só com uma governadora, o partido não resiste”.
Artigo Completo, ::Aqui::
_____________________________

Nenhum comentário: