segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bombardeio cirúrgico?



A Agência Reuters, anuncia, agora  à noite que “o Reino Unido vai acrescentar as chamadas bombas “bunker-busting” ao arsenal que os seus aviões estão usando sobre a Líbia. A arma, conforme foi dito neste domingo, enviaria uma mensagem clara a Muammar Gaddafi de que é hora de desistir”.
As “bunker-bustings” (destruidora de edificações, numa tradução literal) pesam uma tonelada cada uma e podem penetrar no interior de prédios. Segundo Reuters. elas já teriam chegado na base italiana de onde os aviões britânicos partem para a Líbia.
Não custa lembrar que o mandato da ONU que “legitima” a ação dos ingleses é para proteger civis. Assistam o vídeo aí em cima, observem a imensa cratera deixada por uma bomba destas e avaliam seu papel na “proteção de civis”.
Os ingleses dizem que não estão tentando acertar ninguém com elas, mas intimidar os apoiadores de Khadaffi.O secretário de defesa, Liam Fox, diz à BBC que estas bombas são “outra forma de proteger civis e alcançar o objetivo das resoluções 1970 e 1973 da ONU”
Bom, com bombas dessa potência, me parece, difícil é não acertar ninguém. Se isso for “bombardeio cirúrgico”, o bisturi é um facão de cortar cana.
Ao mesmo tempo, a Al-Jazeera anunciou que tropas estrangeiras, possivelmente britânicas, estariam atuando próximo á cidade líbia de Misrata.
_______________________________________

Nenhum comentário: