quinta-feira, 28 de abril de 2011

PREFEITA MARIA DO CARMO INAUGURA O CENTRO MARIA DO PARÁ

A prefeita Maria do Carmo presidiu na manhã desta 5ª feira, 28 de abril, a solenidade de inauguração do Centro de Referência Maria do Pará – um espaço estratégico da Política Nacional de Enfrentamento à violência contra as mulheres e visa à ruptura de violência e a construção da cidadania das mulheres, por meio de atendimento intersetorial e interdisciplinar. Para esta solenidade veio a Santarém o secretário de estado de Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, que representou o Governo do Pará na inauguração do Centro.
O Estado do Pará já possui oito centros de atendimento, instalados nos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Capanema, Itaituba, Jacundá, Tucuruí e Xinguara. O Centro Maria do Pará já será uma referência especializada no atendimento a mulheres agredidas no município de Santarém.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a instituição foi criada para prestar atendimento integral às mulheres, com acompanhamentos psicológico, social, pedagógico e jurídico, voltados à superação de traumas emocionais, recuperação da autoestima e de autonomia pessoal.
Do dia 28 de março a 1º de abril, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos promoveu a capacitação dos profissionais que atuarão no "Maria do Pará". O espaço, que contará com psicólogos, assistentes sociais, advogados, enfermeiros, pedagogos, dentre outros profissionais, é resultado de parcerias do Governo Estadual com o Governo Federal, e com a Prefeitura Municipal de Santarém. Funcionamento – O Centro de Referência Maria do Pará será vinculado à SEMTRAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) e funcionará diariamente das 08h às 12h.
O local vai exercer o importante papel de articulador dos serviços de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social, em função da violência de gênero.
_________________________________

Nenhum comentário: