O Instituto Ipsos Apyo, o mais tradicional do país, diz que o nacionalista Ollanta Humala tem 42% dos votos, contra 36% da candidata da direita, Keiko Fujimori.
Como se previa, Lima (e a vizinha Callao) são as únicas regiões do país onde Fujimori leva vantagem de oito pontos. No resto do país, a vantagem de Ollanta vai de 3% (no Norte) a 30%, na região sul, que inclui o altiplano andino.
As diferenças por classe social revelam bem a natureza da eleição. Fujimori lidera na classe “A” (vantagem de 20 pontos!) e B, enquanto Ollanta Humala lidera entre os mais pobres.
Há 10 por cento de indecisos e 12% que declaram voto em branco e nulo.
No quadro ao lado (que você pode ampliar, clicando), publico mais detalhes da pesquisa, muito curiosos. Você pode notar que msmo tendo “colado” o discurso de que Chávez e Lula estão financiando a campanha de Ollanta Humala, como foi insistentemente martelado durante o primeiro turno, isso não parece estar influenciando muito o eleitorado.
De outro lado, parece que pouco vêm adiantando as promessas de Keiko Fujimori de que não libertará o pai, Alberto, condenado por corrupção e violações de direitos humanos. Aliás, é o pai o maior cabo eleitoral de Keiko: para 43 % dos eleitores, é a principal razão para pretenderem votar nela.
_____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário