terça-feira, 1 de março de 2011

Jatene nomeia filhas de desembargador do TJE para assessorias especiais do Governo

No Blog da Perereca

Duas filhas do desembargador Constantino Augusto Guerreiro, do Tribunal de Justiça do Estado, teriam sido nomeadas para assessorias especiais pelo governador do Pará, Simão Jatene.
Nos diários oficiais do Estado de 31 de janeiro e de 8 de fevereiro, respectivamente, constam as nomeações de Karla Karime Vasconcelos Guerreiro e de Kamille Kelly Vasconcelos Guerreiro para o cargo de Assessor Especial II, o mais alto desse tipo de assessoramento, com um salário que estaria em torno de R$ 4 mil.
Os nomes que figuram no Diário Oficial são idênticos aos das filhas do desembargador Constantino Guerreiro, conforme se pode ler em sua biografia, no site do TJE.
Se a informação se confirmar – ou seja, se forem de fato as mesmas pessoas – será a primeira vez que se terá um indício mais consistente de um escândalo que há muito se comenta nos bastidores políticos do Pará: a utilização dessas assessorias, que são uma verdadeira caixa preta, como moeda de troca entre o Executivo e o Judiciário.
A prática esconderia não apenas o nepotismo cruzado, mas, um poderoso esquema para manter o Judiciário sob controle.
A distribuição de assessorias com remuneração turbinada para os padrões do estado, entre outros “mimos”, incluiria, também, deputados, prefeitos e vereadores de vários partidos.
Entre as nomeações já efetivadas constariam, também, dois filhos do deputado tucano André Dias (Vitor e André Orengel Dias) e até, possivelmente, a mulher do deputado Raimundo Santos, Belemita Pinheiro dos Santos.
Clique nas fotos abaixo para ver os nomes das filhas de Constantino Guerreiro e os nomes das duas jovens nomeadas Assessor Especial II.  (A página de Constantino está desatualizada: ele já não é mais corregedor do interior, mas, coordenador geral dos Juizados Especiais) 





A Perereca volta já, já com a matéria completa sobre esse impressionante escândalo, até porque as assessorias especiais seriam “cargos fantasmas” – quer dizer, que não existiriam na estrutura do Estado.
Fique com os novos assessores nomeados na última sexta-feira, 25, e hoje.
Com as novas nomeações (e duas exonerações de sexta-feira), a lista agora atinge 436 nomes em apenas dois meses, fora os 40 DAS nomeados para a Governadoria.
Só hoje foram impressionantes 22 nomeações.
__________________

Nenhum comentário: