Leia mais em: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/03/16/eua-uniao-europeia-franca-r...
O pior está acontecendo, a situação está fora de controle, as manchetes dão conta de medidas desesperadas para uma situação desesperadora. A piscina que armazena o combustível de um dos reatores está seca, o que causará derretimento das varetas de urânio, isto é uma situação desastrosa que equivale a um núcleo totalmente exposto, a radiação daí decorrente impediria o prosseguimento de reparo de outros núcleos danificados.
Autoridades em energia nuclear de diferentes países são unânimes quanto ao desastre nuclear.
EUA, União Europeia, França e Rússia preveem o pior nos reatores 3 e 4 da usina de Fukushima, no Japão
TÓQUIO - Com três reatores do complexo nuclear de Fukushima I (Daiichi) gravemente avariados e os níveis de radiação numa preocupante curva ascendente, organismos internacionais são unânimes em declarar: a situação está fora de controle e os níveis de radiação "extremamente altos" no Japão.
Horas depois de o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, confirmar danos ao núcleo de três usinas - 1, 2 e 3 - nos Estados Unidos, o chefe da Comissão Reguladora Nuclear americana (NRC), Gregory Jaczko, declarou que a piscina de armazenamento de combustível do reator número 4 estava completamente seca - ou seja, num estágio onde nada mais impediria as varetas de urânio de derreterem completamente, liberando uma nuvem tóxica altamente radioativa.
___________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário