quarta-feira, 9 de março de 2011

IBROMA restabelece comissões militares para julgar preso em Guantánamo

“O presidente dos EUA, Barack Obama, decretou nesta segunda-feira (07/03) em uma ordem executiva, o restabelecimento das comissões militares, suspensas no começo de seu mandato, para julgar alguns presos da prisão de Guantánamo, em Cuba.
Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama indicou que esta e outras medidas ampliarão "a capacidade de levar os terroristas perante a Justiça, proporcionarão a supervisão de nossos atos e garantirão um tratamento humano para os presos".
A medida representa uma nova admissão do presidente americano sobre a dificuldade de fechar a prisão, o primeiro compromisso que adotou após sua chegada ao poder em janeiro de 2009.
Apesar de tudo, a Casa Branca ressalta que permanece comprometida com "o difícil desafio de fechar Guantánamo", a prisão estabelecida na base militar de Cuba em 2001 para alojar presos suspeitos de terrorismo.
A decisão foi tomada depois que o Congresso impôs em dezembro passado restrições à possibilidade de julgar presos de Guantánamo em tribunais civis americanos.
O governo, indica a Casa Branca, "se opõe a estas restrições como um desafio perigoso e sem precedentes à autoridade do Executivo de decidir o método mais efetivo para levar os terroristas perante a Justiça".
Matéria Completa, ::Aqui::
______________________________

Nenhum comentário: