sexta-feira, 11 de março de 2011

EUA: O novo McCarthy

“Numa época em que crescem as tensões no mundo inteiro entre cristãos e muçulmanos (vejam os novos conflitos no Cairo), era bastante previsível que um novo demagogo surgisse no horizonte.
Seu nome é Peter King (foto), deputado republicano por um distrito na parte central de Long Island, no estado de Nova York. Ele está chefiando, a partir desta quinta-feira, como chairman do House Homeland Security Committee (a Comissão de Segurança Doméstica da Câmara de Deputados) um inquérito sobre “o perigo da radicalização muçulmana nos Estados Unidos”.
Soa como o “perigo vermelho” dos tristemente célebre Joe McCarthy, senador republicano pelo estado de Winconsin, na década de 50?
Soa porque é uma repetição da mesma irresponsabilidade.
O termo McCarthyism tornou-se famoso nos Estados Unidos como símbolo de investigações levianas, que primavam por questionar, de saída, o patriotismo das pessoas que compareciam perante a Comissão de Inquérito, e que acabavam por se mostrar infundadas. Muitas carreiras e mesmo vidas foram assim destruídas, até que Joe McCarthy caiu ele mesmo em desgraça, por se ver exposto como um demagogo e um hipócrita.
Num notável paralelo, o New York Times de quarta-feira, nove de março, traz uma reportagem de primeira página exibindo a hipocrisia do deputado Peter King antes mesmo dele ouvir a primeira testemunha.”
Artigo Completo, ::Aqui::
________________________________

Nenhum comentário: