sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Manifestantes no Egito preparam 'Dia da Partida' de Mubarak

A sexta-feira, dia da semana dedicado às orações no mundo muçulmano, será usada mais uma vez de forma simbólica por manifestantes no Egito para pressionar pela saída do presidente egípcio, Hosni Mubarak. Com o slogan "O Dia da Partida", eles preparam uma nova jornada de protestos marcada para dia 4 de fevereiro. Além disso, essa sexta-feira foi o prazo estabelecido pela oposição para a renúncia de Mubarak.
No dia 28 de janeiro, a chamada “Sexta-feira da Ira” reuniu centenas de milhares nas ruas das principais cidades do Egito, na maior concentração vista até aquele momento.
Nesta quinta-feira (03/02), cerca de dez mil manifestantes continuavam nos arredores da praça Tahrir, que está cercada por barricadas e tanques do Exército desde a eclosão de um violento confronto entre manifestantes pró e contra Mubarak, na quarta-feira (02/02). Algumas emissoras de televisão, como a Al Jazeera e a BBC, citam que alguns dos supostos simpatizantes do presidente estariam sendo pagos para protestar e que iniciaram os ataques.
O governo egípcio trabalha com um saldo de 836 feridos e ao menos seis cinco mortos, mas ainda não há um número definitivo de vítimas. Conforme mostraram imagens captadas a partir da praça Tahrir, os defensores do regime usaram camelos e cavalos para intimidar a multidão, que respondeu com pedras e pedaços de madeira. A violência na localidade, na zona central do Cairo, já dura mais de 24 horas. O exército ou a polícia não intervieram em nenhum momento.
_________________________

Nenhum comentário: