sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Isabel Allende tem certeza de que pai se matou

A senadora Isabel Allende, filha do ex-presidente chileno Salvador Allende, tem certeza de que a investigação judicial sobre a morte do seu pai confirmará que se suicidou para não se render aos golpistas e que "morreu por própria decisão e vontade, como gesto de dignidade".
Em entrevista concedida à agência de notícias Efe em Palma de Mallorca (Espanha), a senadora socialista destaca que a denúncia judicial sobre a morte de seu pai é a mais simbólica do conjunto de 726 queixas de violações de direitos humanos destinadas a satisfazer o desejo de Justiça de muitas famílias de vítimas da ditadura que "não têm a versão completa ou não conseguiram encontrar ou identificar os corpos" dos desaparecidos.
"Isso fecharia um ciclo na medida em que se concluam todas essas investigações", defende Isabel, orgulhosa do trabalho político e judicial de revisão dos crimes da ditadura de Pinochet.
Com relação à investigação sobre a morte de seu pai durante o cerco ao Palácio La Moneda em 1973, Isabel revela não questionar a hipótese de suicídio. "Nós não temos dúvidas, acreditamos na versão dos médicos que estiveram com meu pai", explica Isabel em nome de sua família.
"Meu pai tinha dito com toda clareza que ele não sairia vivo de La Moneda. Ele não seria desses presidentes que tomam o avião exilados, pagaria com sua vida a lealdade aos trabalhadores", revela a senadora.
_____________________________

Nenhum comentário: