quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Barack Ibroma

Com agências internacionais

Em seu discurso sobre o Estado da União perante o Congresso, Obama se referiu ao rumo que deve seguir a nação, cujos sinais de recuperação económica são mais lentos que os prognosticados.
As regras mudaram. Em apenas uma geração, as revoluções em tecnologia transformaram a maneira em que vivemos, trabalhamos e fazemos negócios, apontou.
Em sua mensagem, o presidente estadunidense assumiu a lógica neoliberal ao propor controlar o déficit do governo com a redução dos gastos públicos durante os próximos cinco anos, mediante o congelamento de alguns programas nacionais avaliados em 400 bilhões de dólares.
Obama admitiu que diante de uma maior presença dos republicanos no Congresso, as novas leis para serem aprovadas deverão contar com o apoio desse partido e dos democratas.

Obama chamou a oposição republicana a compartilhar a responsabilidade de governar. "Vamos avançar juntos, ou não avançaremos”, disse. “Somos parte de uma mesma nação”, agregou ao defender a união entre democratas e republicanos.
Ponto sensível, o tema migratório foi abordado por Obama. Ele pediu à oposição republicana que leve adiante a reforma migratória, tarefa que, admitiu, será difícil e levará tempo.
Estou pronto para trabalhar com republicanos e democratas para proteger nossas fronteiras, fazer cumprir nossas leis e tratar com os milhões de trabalhadores sem documentos que agora vivem na clandestinidade, afirmou.
Política externa
Convencido de que a junção de esforços entre democratas e republicanos é um passo importante para “conquistar o futuro de reconstruir a América”, Obama referiu-se, como não podia deixar de ser, aos problemas internacionais, reafirmando as posições de seu governo, uma reiteração do caráter invariavelmente imperialista das políticas de Estado dos EUA. 

Homenageou as tropas de ocupação no Iraque; reafirmou a presença militar no Afeganistão sob o pretexto de combater a Al Qaeda nesse país e no Paquistão; enfatizou o caráter severo das sanções contra o Irã e sinalizou mais pressão sobre a Coreia do Norte para fazê-la “abandonar as armas nucleares”.
Obama capitalizou em seu discurso o fato de ter revitalizado a Otan em parceria com os aliados europoeus, numa reafirmação das alianças com caráter impertialista e da prioridade que atruibui ao militarismo e à ação desse instrumento de agressão aos povos que é a Otan. Obama falou ainda da redefinição das relações dos EUA com a Rússia e a criação de novas parcerias com nações como a Índia.
O presidente dos EUA anunciou que viajará ao Brasil, Chile e El Salvador, o que representará seu primeiro giro pelas Américas do Sul e Central.

________________________ 

Nenhum comentário: