Hoje a tarde será lançado em Santarém o primeiro Programa da Saude da Familia fluvial do Brasil.
Um programa adaptado à realidade amazônica e suas populações ribeirinhas.
Inspirado na experiencia do Barco-Hospital Abaré que atende as populações do Rio Tapajós o PSF Fluvial tornou-se referência para políticas públicas de saúde básica no País.
Através da portaria 2.191 de 3 de agosto de 2010, o Ministério da Saúde autoriza e financia Municípios de toda Amazônia e região do Pantanal interessados na implantação de Unidades de Saúde da Família Fluviais, permitindo o atendimento regular aos milhares de ribeirinhos com dificuldades de acesso aos serviços do SUS. Hoje, as 17:00h, acontecerá em Santarém a cerimônia de oficialização da primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil. O evento contará com a presença da diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schiling Mendonça, do Secretário Municipal de Saúde de Santarém, José Antonio Rocha, diretores do Projeto Saúde e Alegria e representantes dos Municípios de Belterra e Aveiro.
Trata-se de uma conquista de extrema importância para garantir o acesso aos serviços de saúde para populações ribeirinhas vivendo em comunidades distantes dos centros urbanos.
Desenvolvida pela ONG Saúde e Alegria em parceria com as Prefeituras de Santarém, Belterra e Aveiro e apoiado pelo Terre dês Hommes da Holanda, o projeto alcançou bons indicadores de saúde e inspiraram o Ministerio da Saúde a tornar esta experiencia demonstrativa em politica pública.
Matéria Completa, ::Aqui::
________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário