segunda-feira, 29 de novembro de 2010

WikiLeaks confirma: o golpe em Honduras sempre foi apenas isso: um golpe ilegal

No dia 28 de junho de 2008, um fatídico domingo, iníciou um golpe de Estado nas Honduras.
Ontem, o site Wikileaks revelou um documento confidencial (entre vários que tem trazido à luz nos últimos meses) no qual o embaixador norte-americano no país, Hugo Llorens, diz que “os militares, a Corte suprema e o Congresso Nacional [das Honduras] conspiraram no dia 28 de junho no que constituiu um golpe ilegal e inconstitucional contra” [o ex-presidente Manuel Zelaya].
Foi um golpe ilegal. Entretanto, houve quem falasse que se tratou de uma deposição “legal”, porque Manuel Zelaya queria se perpetuar no poder, estava rasgando a Constituição hondurenha, e outras patavinas mais – dessas publicadas pela sempre “altruísta” grande mídia brasileira (que se referia, “desinteressada” e com eufemismo, ao presidente golpista, Roberto Micheletti, como “presidente interino”).

“Em documento do Wikileaks, embaixador dos EUA diz que golpe em Honduras ‘foi ilegal’”

do Opera Mundi
Em meio à série de documentos confidenciais de embaixadas norte-americanas ao redor do mundo, revelada pelo site WikiLeaks neste domingo (28/11), um diz respeito diretamente a Honduras. O embaixador no país em 2008, Hugo Llorens, comenta em um dos arquivos um mês após o início da crise institucional no país centro-americano que, sem dúvidas, “os militares, a Corte suprema e o Congresso Nacional conspiraram no dia 28 de junho no que constituiu um golpe ilegal e inconstitucional contra”, o ex-presidente Manuel Zelaya. Washington não admitiu imediatamente que houve um golpe em Honduras, ao contrário da maioria dos países da região.
Leia texto completo
___________________________

Nenhum comentário: