segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chávez vence as eleições

O povo venezuelano obteve uma grande vitória no caminho para a consolidação do Poder Popular nas eleições parlamentares realizada neste domingo (26), ratificando com seu voto a escolha pela coalização dos socialistas com os comunistas, base de sustentação do governo Chávez.
Com os resultados irreversíveis até as 02h20 desta madrugada, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e seus aliados obtiveram 91 das 165 cadeiras da Assembleia Nacional, o que constitui a maioria do parlamento, de acordo com o primeiro boletim Conselho Nacional Eleitoral (CNE), embora ainda restam 11 vagas para serem definidos.
Os candidatos do PSUV e do Conselho Nacional Indígena da Venezuela (Conive) também ganharam 6 dos 12 deputados do Parlamento Latino-americano, faltando ainda a definição de uma cadeira.
A partir da sede do Conselho Nacional Eleitoral, a presidente do órgão regulador, Tibisay Lucena, disse que se produziu uma participação histórica nas eleições legislativas, com a participação de 66,45% dos eleitores.
Os socialistas venceram em Aragua, Barinas, Bolívar, Carabobo, Cojedes, Delta Amacuro, Distrito Federal, Falcón, Guárico, Mérida, Monagas, Lara, Portuguesa, Trujillo, Yaracuy e Vargas, e empataram em Miranda e Sucre. Entretanto, não existem resultados definitivos de Apure.
As mais altas autoridades eleitorais ressaltaram o civismo, o caráter democrático e de maturidade política demonstrada pelo povo venezuelano.
________________________

Nenhum comentário: