terça-feira, 10 de agosto de 2010

ACABOU A "FRAUDE" DA GRIPE SUINA

Após declaração da Organização Mundial da Saúde sobre fim oficial da pandemia de gripe suína, nesta terça-feira, a diretora geral da organização, Margaret Chan, reconheceu que os critérios para anúncio de pandemia podem mudar. "Precisamos rever as fases, incluindo a gravidade".

A OMS deu um fim à Pandemia após diversas autoridades nacionais cancelarem encomendas de vacinas.
Governos na Europa e América do Norte começaram a dispensar vacinas no início deste ano depois de perceber que seus estoques estavam cheios de suprimentos não utilizados e próximos da data de expiração.
As autoridades de saúde do Reino Unido cancelaram um terço das encomendas de vacina em abril, assim que se tornou evidente que a pandemia seria menos perigosa do que o esperado. Os piores cenários previam até 65.000 mortes. No final, 457 mortes foram confirmadas por gripe suína.
Na Alemanha, autoridades estão reunidos esta semana para discutir quem vai pagar a conta das 34 milhões de doses de vacinas que foram encomendadas e, a grande parte, não utilizada.
Um relatório do senado francês publicado no mês passado criticou o tratamento da pandemia pela OMS, em particular o que descreveu como uma "superestimativa" do risco e falta de transparência sobre as ligações entre os especialistas da OMS e a indústria farmacêutica. 
O governo frances havia comprado 94 milhões de doses, mas cancelou metade da encomenda inicial no começo do ano.
__________________________________

Nenhum comentário: