quinta-feira, 22 de julho de 2010

Itamar desmascara Serra. Haddad foi quem fez os genéricos

Mineiramente, o ex-presidente Itamar Franco (PPS) entrou na polêmica sobre a paternidade dos medicamentos genéricos no Brasil.
Em seu Twitter, o candidato ao Senado pela coligação “Somos Minas Gerais” postou: “presidenciáveis discutindo genéricos me trazem saudades de Jamil Haddad, amigo e guerreiro que criou o Decreto 793, em 5/04/93″.
Haddad foi ministro da Saúde da gestão Itamar Franco (dezembro 1992 a janeiro de 1995) e responsável pela publicação do decreto citado pelo ex-presidente. 

O ex-governador José Serra (PSDB) traz para si a paternidade do programa, que abriu o mercado de produção de medicamentos, com a quebra de patentes, e consequente barateamento de preços.
Itamar manda recados velados, ao querer “fazer jus” ao trabalho do ex-ministro Haddad. Apesar de estremecidos, os dois estão no mesmo barco, já que o PPS de Itamar e o PSDB são aliados nas disputas estaduais e ao Palácio do Planalto. 

 _____________

Conta-se que os paulistas pressionaram muito Itamar Franco para que Serra fosse seu Ministro da Fazenda.
Isso foi logo após a queda de Collor.
Pressionaram, pressionaram, até que Itamar resolveu receber Serra no Palácio.
Os repórteres do lado de fora, serristas como hoje, deram como certo que Serra seria o Ministro.
A porta se abriu e Itamar recebeu os jornalistas.
Os repórteres perguntaram, mesmo que já soubessem a resposta: então, o Senhor já tem um Ministro da Fazenda, não é isso?
- Não, respondeu o Itamar. Acabei de receber uma pessoa que não queria ser Ministro da Fazenda. Ele queria o meu lugar.

Paulo Henrique Amorim
__________________________________

Nenhum comentário: