segunda-feira, 21 de junho de 2010

Colombianos elegem presidente em meio a violência

Com 99% das urnas apuradas, o candidato governista Juan Manuel Santos foi eleito o novo presidente da Colômbia neste domingo, obtendo 69% dos votos contra 27,5% de seu adversário do Partido Verde, Antanas Mockus.
Ex-ministro da Defesa de Uribe, Santos foi eleito com pouco mais de 9 milhões de votos no segundo turno.
Pouco após a divulgação dos resultados, Mockus reconheceu a derrota e disse que seu partido terá uma relação de independência com o novo governo.
“Essa relação se resume em duas palavras, independência e deliberação. Apoiaremos o bom e nos oporemos ao que for mau (...) temos obrigação de fazer controle político ao novo governo”, disse.
Santos chega à Presidência de um país com 45,5% de pobres, 5,2 % menos que há oito anos, com uma taxa de desemprego de 12%, uma das mais altas da América Latina, e com um déficit fiscal estimado em mais de 4% do Produto Interno Bruto.

O governo colombiano confirmou que sete efetivos da polícia foram mortos em um ataque de supostos guerrilheiros no departamento [estado] de Norte de Santander. Outros três foram assassinados em Meta, centro do país.
As baixas foram confirmadas pelo ministro da Defesa, Gabriel Silva. Mais cedo, o titular da pasta do Interior, Fabio Valencia, reportou que até as 12h locais (14h no horário de Brasília) foram registradas três ações violentas em distintas regiões. "Comparadas a outras ocasiões, houve uma melhora de mais de 50%", 
Segundo reportes da imprensa, no departamento [estado] de Huila, vários homens, que se diziam membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), entraram em confronto com militares. Jornais locais também apontam que bombas foram desativas e um veículo de transporte coletivo foi incendiado em outros pontos do país. 

__________________________

Nenhum comentário: