quinta-feira, 20 de maio de 2010

O OLHAR IDIOTA DA REVISTA IN-VEJA SOBRE A BOLIVIA

 

"Veja" não suporta essa imagem: a revista segue à direita de Gêngis Khan
 
 A revista (?) "Veja" segue sua saga de desqualificação de qualquer iniciativa contrária à ordem capitalista. Na penúltima edição, o ataque partiu do "departamento de relações internacionais" da revista e o alvo foi a progressista Bolívia de Evo Morales.
As acusações vão desde o questionamento da identidade étnica do presidente até da própria existência de indígenas na Bolívia – para o autor, somente 17% da população é indígena. 
O texto é exemplar da escola de “jornalismo” da "Veja" e um prato cheio e fácil para críticas.
 
Em baixo, o texto do jornal Brasil de Fato desmentindo os dados apresentados pela revista e mostrando a verdadeira Bolívia.
===
 
A Bolívia que só a Veja não vê
 
Por Caroline Cotta de Mello Freitas e Vinicius Mansur
 
Publicada na edição 2164 da revista Veja, de 12 de maio deste ano, a matéria “A farsa da nação indígena”, referindo-se à Bolívia, traz uma série de equívocos e de fatos descontextualizados que, juntos, dão forma a um texto totalmente preconceituoso com o país e com o processo político por ele vivido atualmente...ão se permitiu aos olores, não provou da comida, não buscou saber da música, não buscou na literatura, enfim, quem censurou todos os sentidos e quase todas suas formas de reprodução. De tal maneira que desatar tantos devaneios travestidos de jornalismo nos consumiria o espaço de toda uma edição da revista. Mas vamos a alguns pontos. 
 
Alguns dirão que La Paz não é a Bolívia e, de fato, a Bolívia é muito mais diversa, para se ter uma idéia são 36 povos indígenas no país, além de afrobolivianos, grupos descendentes de imigrantes e muitos mestiços....
Leia mais »
___________________

Nenhum comentário: