segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cinema perde um de seus maiores rebeldes

O ator americano Dennis Hopper, 74, que marcou uma geração com o filme “Sem Destino” (”Easy Rider”, 1969), morreu ontem em sua casa em Venice, Califórnia, em decorrência de complicações de câncer de próstata.
Hopper lutou contra a doença por boa parte da última década, mas não deixou de trabalhar. Um de seus últimos papéis de destaque foi na série de televisão “Crash”, baseada em filme homônimo de 2004, na qual interpretava um produtor musical na cidade de Los Angeles.
Em março último, com aparência frágil, ele recebeu uma estrela na calçada da fama de Hollywood. Aceitou a honraria ao lado dos amigos Jack Nicholson e David Lynch, que o dirigiu em “Veludo Azul” (1986). 
Hopper recebeu sua primeira indicação ao Oscar pelo roteiro original de “Sem Destino”, ao lado de Fonda e de Terry Southern. Em Cannes, venceu o prêmio por melhor primeiro trabalho. “De repente, eu era um autor.”
Dez anos depois, teve outro papel memorável, em “Apocalypse Now” (1979), enquanto ainda lutava contra o vício em drogas.
Hopper dizia que só deixou de lado o abuso de substâncias em meados dos anos 1980, após ser internado em um hospital psiquiátrico.
A segunda indicação ao Oscar veio em 1987, como ator coadjuvante, por “Momentos Decisivos”.
Ele nunca ganhou a estatueta.
________________________

Nenhum comentário: