A oposição esquerdista e os ecologistas derrotaram neste domingo, no primeiro turno das eleições regionais francesas, a direita governista confirmando, apesar da forte abstenção, o voto de sanção contra o presidente Nicolas Sarkozy, que está na metade do mandato.
Segundo dados dos institutos de pesquisa TNS-Sofres e OpinionWay, o Partido Socialista (PS) obteve entre 28,4% e 30% dos votos; o Europa-Ecologia, entre 12,3% e 13,6%, e a Frente de Esquerda, entre 5,3% e 6,2%, enquanto a governista União para um Movimento Popular (UMP, direita), teve entre 26,5% e 27,3%.
Os números dos dois institutos, divulgados pelos canais de televisão às 20h00 locais (16h00 de Brasília), após o fechamento das seções eleitorais, dão à Frente Nacional (FN, ultradireita) 11,6% e 12% dos votos, superando as previsões das pesquisas feitas antes da votação.
"O Partido Socialista é o primeiro partido da França", comemorou o ex-número um socialista, François Hollande.
Sua sucessora à frente do partido, Martin Aubry, interpretou o resultado como uma mensagem dos "franceses (que) nos disseram: 'não queremos mais uma política injusta e ineficaz. Não queremos mais esta política que rompe com o que a França mais quer: seu modelo social, a igualdade, a fraternidade'".
Aubry joga nestas eleições sua liderança à frente do partido, do qual quer ser a indicada para as presidenciais de 2012.
"É um voto de sanção severo contra o governo do presidente Sarkozy", resumiu Segolène Royal, rival de Aubry dentro do PS e reeleita à frente da região de Poitou Charentes (centro).”
Matéria Completa, ::Aqui::
__________
Nenhum comentário:
Postar um comentário