quinta-feira, 25 de março de 2010

Debaixo da floresta da gente tem gente

 No dia 29 de março de 1010, segunda-feira, em São Paulo, acontecerá a exposição “Debaixo da floresta da gente tem gente”, organizada com base nas ações do Projeto Arapiuns em 2008 e 2009, coordenado pelo Núcleo de Economia da Floresta do Projeto Saúde e Alegria em Santarém, PA. Partindo do princípio de que a co-existência sustentável entre comunidades e florestas é possível, o projeto desenvolve ações nas áreas de Artesanato Sustentável, Ecoturismo de Base Comunitária, Agroecologia/Energias Renováveis, tendo a Organização Comunitária como pano de fundo para garantir a apropriação e a sustentabilidade destas iniciativas. A mostra apresentará um vídeo retratando a realidade de comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns e sua interface com os diferentes componentes do projeto.
O vídeo é um retrato do modo de vida de comunidades caboclas que lidam dia após dia com pressões decorrentes de um modelo de desenvolvimento predatório, que aponta para a concentração de benefícios e exaustão dos recursos naturais. Diante disso, grupos organizados procuram construir novos caminhos que utilizem, de maneira racional, estes mesmos recursos, visando o bem estar coletivo, oportunidades compartilhadas e que tenham na floresta sua fonte de vida e riqueza.  “Se a floresta acabar a nossa vida também acaba…”, afirma Maria Odila, da comunidade de Anã.
Diferentes olhares são apresentados, e temas de interesse global são abordados direta ou indiretamente tais como a questão fundiária na Amazônia e a visão de uma nova economia voltada à sustentabilidade socioambiental e a um novo conjunto de valores e princípios.
Serão apresentados artesanatos produzidos por grupos de artesãos das comunidades de Anã, Vila Amazonas, Arimum, São Miguel, Atodi e Urucureá.  Além de gerar renda complementar, a produção do artesanato valoriza práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais, resgata saberes e habilidades tradicionais e valoriza a identidade cultural das comunidades envolvidas.
Os produtos estão à venda no site:  www.redetekoha.com.br
E no site: http://www.saudeealegria.org.br/artesanato
Data: 29 de março, segunda-feira
Local: Matilha Cultural - Rua Rego Freitas, 542 / Centro/ São Paulo
Horário: A partir das 19h: Coquetel, microfone aberto e exposição de artesanatos;
Das 20:00h às 21:00hs exposição de vídeo

Nenhum comentário: