quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PRIMEIRA CRISE DO NOVO PV


“A árdua luta para garantir um palanque no Rio de Janeiro ao candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, já provoca uma reacomodação das forças políticas de direita no estado. Testado com sucesso pelo bloco PSDB/DEM/PPS nas eleições municipais de 2008, quando chegou ao segundo turno na capital, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) parece ser o nome mais forte para enfrentar o governador Sérgio Cabral (PMDB) em sua tentativa de reeleição. No entanto, a decisão do PV de lançar a pré-candidatura da senadora Marina Silva à Presidência deixou em crise verdes e tucanos no Rio.
O pano de fundo desta crise é a aparente falta de unidade nos objetivos da atual direção do PV. Ao contrário de Gabeira e da corrente comandada pelo presidente regional do partido, Alfredo Sirkis, que defendem a aliança com Serra ainda que isso aconteça em um eventual segundo turno, o grupo que saiu do PT com Marina para ingressar no PV não vê com simpatia esta adesão imediata à candidatura tucana. Enquanto o “novo PV” não sai do campo das idéias, o que aconteceu na prática política é que um setor do partido dialogava com o PSOL de Heloísa Helena ao mesmo tempo em que outro setor conversava com Serra.

Reuniões realizadas nos últimos dez dias fizeram com que prevalecesse a visão do grupo majoritário do PV. Após algumas idas e vindas _ ora dizia que disputaria vaga no Senado ora a reeleição na Câmara _ Gabeira declarou publicamente que concorrerá mesmo ao Governo. Após conversas com Serra e com o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, o deputado verde foi convencido de que o apoio do bloco de direita agregará à sua candidatura o tempo de exposição necessário para tornar a vitória um sonho possível: “As chances são grandes. Eu teria cerca de seis minutos de propaganda diária na tevê”, disse Gabeira.”
Matéria Completa, ::Aqui::
---

Nenhum comentário: