sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PT INSISTE PARA REFORMA POLITICA E PROPOE "CONSTITUINTE" NAS ELEIÇOES DE 2010

A decisão do PT de votar em seu encontro nacional de Fevereiro e encaminhar ao Congresso a proposta de realização de um plebiscito junto com a eleição de 2010, atribuindo aos deputados e senadores eleitos poderes constituintes para fazer a reforma política, não é nova.
Esse Congresso Constituinte exclusivo já foi defendido pelo presidente Lula.
Desde 2007, o PT tem não só defendeu a reforma política, como tenta aprová-la. O presidente Lula a encaminhou no ano passado ao Congresso Nacional e esse ano o PT mobilizou-se, mas ela foi derrotada pela oposição do PSDB.
Os tucanos fizeram de tudo e com o apoio do PV, PDT, PSB, PR, PP, PTB e de uma parte do PMDB, impediram a sua aprovação.
Assim, apesar do apoio do PC do B, do DEM e da outra parte do PMDB, o PT não conseguiu maioria para aprovar sequer o financiamento público de campanha. Ao retomá-la e encaminhar ao seu congresso nacional de Fevereiro a proposta de realização de um plebiscito, o PT propõe levar o tema para as ruas e para o programa de governo da ministra Dilma Rousseff, sua candidata à presidência da República em 2010.
A ministra assumirá como dois dos pontos principais de sua plataforma eleitoral a defesa da reforma e da consulta popular sobre a atribuição de poderes constituintes pró-reforma política ao Congresso eleito em 2010. Retira-se o tema apenas do âmbito do parlamento e do noticiário e populariza-se suas propostas, mobilizando a sociedade para sua aprovação no Congresso.
----

Nenhum comentário: