segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mujica é o novo presidente do Uruguai

O ex-guerrilheiro José “Pepe” Mujica foi eleito ontem presidente do Uruguai. Sua coalizão de esquerda, a Frente Ampla, derrotou o conservador Partido Nacional (Blanco), do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, no segundo turno das eleições uruguaias.
Apurados 80% dos votos, Mujica tinha 52,8% dos votos, enquanto Lacalle obteve 43%.
Lacalle reconheceu a derrota e felicitou o rival. Em seguida, em meio a uma intensa comemoração de seus partidários nas ruas de Montevidéu, Mujica subiu em uma tribuna erguida à beira do Rio da Prata e agradeceu a seus militantes.
Mujica, que há 40 anos defendia a luta armada para a conquista do poder e a implantação de um regime marxista, transformou-se, nos últimos anos, no que ele mesmo define como um “vegetariano ideológico”.
Embora mantendo o verniz da utopia socialista, ele assumiu uma posição mais pragmática: diz que pretende atrair capitais estrangeiros, manter o sigilo bancário e fazer acordos comerciais com EUA e China.
Recentemente, Mujica declarou, com ironia, que não será Mandrake nem Papai Noel. “A vontade de repartir possui os limites impostos pela realidade de uma sociedade de mercado”, afirmou.
---

Nenhum comentário: