segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Irmã de Fidel confessa que trabalhou para a CIA

A irmã caçula de Fidel Castro, Juanita Castro, revelou em entrevista ontem ao canal de TV norte-americano Univision que colaborou com a CIA (a agência de espionagem ianque) na década de 1960.
Juanita, hoje com 76 anos, afirma que apoiou inicialmente o movimento comandado pelos irmãos Fidel e Raúl. Mas que ficou chocada com a execução de opositores do regime. Procurada pela CIA, a menina Castro ajudou a esconder inimigos de Fidel dentro da própria casa.
“Eles queriam falar comigo porque tinham coisas interessantes a me dizer, e coisas interessantes a me perguntar, tais como se eu estava pronta para correr o risco, se eu estava pronta para ouvi-los – eu fiquei chocada, mas disse “sim”. Eu comecei a ficar desencantada quando vi tanta injustiça. Minha situação em Cuba ficou delicada por causa da minha atividade contra o regime”, disse Juanita, explicando sua partida para o exílio, em 1964.
Ao contrário do que dizem por aí, quem ajuda a CIA não fica rico. No caso de Juanita, por exemplo, ele recebeu asilo político nos EUA e manteve-se com os rendimentos de uma farmácia que administrou até 2006, em Miami.
---

Nenhum comentário: