quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lula defende software livre

“Na abertura do Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, o presidente Lula destacou que o software livre tem sido uma importante ferramenta para a democratização.
Lula contou que tinha certo preconceito em estimular o ensino de crianças por meio do computador, pois temia que a máquina inibisse os relacionamentos sociais. Porém, afirmou ter mudado de opinião ao conhecer um programa de inclusão digital no Rio de Janeiro. De acordo com Lula, as crianças passaram a ter mais interesse pelos estudos e a evasão escolar caiu na região.
“Eu perguntei para as crianças: 'O que esse computador modificou na sua vida?' A resposta era uma só. Ele permite que a gente possa pesquisar mais e a gente aprendeu a gostar de ler. A meninada toma conta do computador como se tivesse tomando conta de uma coisa sagrada”, disse Lula.
De acordo com o presidente, desde que o governo adotou o software livre, já economizou R$ 370 milhões com a compra de programas de computador e aplicativos. As Forças Armadas, Caixa Econômica Social e Banco do Brasil são alguns que já aderiram ao uso do software aberto.
O Ministério da Educação já distribuiu 400 mil computadores. Até 2010, a meta é distribuir 800 mil computadores, atendendo 93% dos alunos da rede pública de ensino.
O congresso internacional será realizado nos próximos dois dias em Brasília e reunirá mais de 4 mil pessoas.”
---

Nenhum comentário: