quinta-feira, 27 de agosto de 2009

40 HORAS JÁ!!

A diminuição da jornada de trabalho é atualmente o assunto mais importante em discussão no decadente Congresso Nacional.
Enquanto todos se engalfinham em bobogens como as palavras de Lina Vieira, a redução da jornada de trabalho para 40 horas pode representar um passo importante nas mudanças “da produção”.
É inegável o aumento agressivo na produtividade nos últimos 21 anos (desde a Constituição de 88), mas os trabalhadores de uma forma geral não tiveram este ganho de produtividade incorporados aos salários de forma proporcional.
Claro que o mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos. O setor de serviços teve aumento substancial nas vagas, substituindo o setor industrial, mais sensível às mudanças tecnológicas. Mas mesmo assim a produtividade média aumentou muito acima da renda das pessoas.
O argumento dos empresários para barrar a diminuição da jornada de trabalho é de aumento no preço, e queda na eficiência. Claro que o mercado vai se adequar, mas as pessoas não podem ficar “observando” de camarote ao aumento da eficiência ao longo dos anos, sem que isso represente um benefício. E no momento o benefício mais visível é a diminuição das horas trabalhadas.
Quanto ao aumento de preços, este se ajustará no médio prazo. O possível aumento (ainda não estimado corretamente) no nível de emprego justifica a adequação no mercado.

Na Europa a jornada de trabalho já é de 36 horas!
40 horas já!
---

Nenhum comentário: