terça-feira, 21 de julho de 2009

Lula critica privatização de bancos públicos feita "a troco de nada"

Agência Brasil

Ao voltar a defender a atuação de bancos públicos contra a crise financeira mundial, o presidente Lula criticou a privatização, no passado, de bancos públicos “a troco de nada”.
Lula citou como exemplo a venda do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) vendido para grupo espanhol Santander, em 2000, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
“Na verdade, jogou-se em cima dos bancos a irresponsabilidade dos governantes que gerenciavam esses bancos, porque, muitas vezes, utilizavam esse banco para fazer, quem sabe, os caixas dois da vida em época campanha eleitoral. Por conta disso, os bancos públicos estavam quebrados”, disse o presidente em encontro com superintendentes e diretores do Banco do Brasil, fechado à imprensa.
O presidente brincou ter pena de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, não poder contar com um banco estatal forte como o Banco do Brasil nesse momento de crise. “Fico com pena que o Obama não tem um banco como temos aqui o Banco do Brasil”, afirmou, conforme áudio divulgado pela Presidência da República.
---

Nenhum comentário: