terça-feira, 2 de junho de 2009

FARRA DO BOI NA AMAZÔNIA

Um relatório inédito divulgado ontem pelo Greenpeace, em São Paulo, acusa grandes empresas mundiais do setor de alimentos, de vestuário e de automobilismo de contribuir, mesmo que involuntariamente, para o desmatamento da Amazônia.
Nike, Adidas, BMW, Gucci, Timberland, Honda, Wal-Mart e Carrefour são algumas das empresas citadas no relatório A farra do boi, nome do levantamento de três anos realizado pelo instituto.
De acordo com o relatório do Greenpeace, o BNDES também colabora com a devastação amazônica, ao oferecer empréstimos a frigoríficos e comprar ações de empresas com práticas contestáveis.
– A maioria das companhias com as quais entramos em contato ao longo desses três anos negam que comprem produtos, como couro de animais mortos ilegalmente na Amazônia. Eles compraram fora do Brasil ou em outro estado mas, a partir de agora, estão avisados e vamos pressioná-los para tomarem atitudes responsáveis nesse sentido – afirmou André Muggiati, coordenador de Pecuária da Campanha Amazônia do Greenpeace.
Muggiati reconhece que a cadeia de compra dos fornecedores pelas empresas é "longa e complexa", passando muitas vezes por outros estados brasileiros e países como o Vietnã. – Antes, eles tinham o benefício da dúvida. Por isso não podemos afirmar que eles sabem de onde compram, ou quem eram os fornecedores – disse o coordenador da ONG.”
--

Nenhum comentário: