sábado, 30 de maio de 2009

IDIOTA

O primeiro ministro da Italia, o pedófilo e magnata Silvio Berlusconi

A editora Einaudi, propriedade do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, censurou o último livro do prêmio Nobel da Literatura, José Saramago, por conter críticas contra “Il Cavalieri”. Segundo o jornal “Corriere della Sera”, em um dos ensaios publicados no livro “El Cuaderno”, que reedita artigos postados pelo escritor português em seu blog nos últimos seis meses, Saramago chama Berlusconi de “delinqüente”.
“Realmente, na terra da máfia e da camorra, que importância pode ter o fato comprovado de que o primeiro-ministro seja um delinquente?”
As críticas a Berlusconi aparecem também em outros textos produzidos pelo premiado escritor. Em outro artigo, chamado “Que fazer com os italianos?”, Saramago diz: “Reconheço que a pergunta poderá soar ofensiva a um ouvido delicado.
Que é isto? Um reles cidadão interpelando a um povo inteiro, pedindo-lhe contas pelo uso de um voto que, para regozijo de uma maioria de direita cada vez mais insolente, acabou fazendo de Berlusconi amo e senhor absoluto da Itália e da consciência de milhões de italianos?”.
Saramago começou a escrever seu blog em setembro de 2008, com “Palavras para uma cidade”, uma carta de amor a Lisboa.
--

Nenhum comentário: