segunda-feira, 25 de maio de 2009

GLOBISTA NO BOLSO DO ORELHUDO

Deu no Vi o Mundo

No dia 8 de abril de 2009 o comentarista Heraldo Pereira apareceu no Jornal da Globo para falar sobre o depoimento do delegado Protógenes Queiroz à CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas.
Na ocasião, o comentarista:
1) Disse que Queiroz procurou três deputados da oposição se dizendo "isolado" e ofereceu começar uma "guerra de denúncias" que envolveria o governo. "Diante dos holofotes da CPI, o delegado repetiu um discurso político que tem sido sua marca", disse Heraldo. "Pelo jeito, não convenceu nem a pequena claque de dois apoiadores que o seguiam pelo Congresso usando camisetas com frases de apoio", afirmou o jornalista.
2) No Pinga-Fogo, entrevistou como sendo de alas distintas -- governo e oposição -- os deputados Marcelo Itagiba e Raul Jungmann, que atuaram claramente em parceria durante a CPI, em defesa dos interesses do banqueiro Daniel Dantas.
3) Criticou Paulo Lacerda, dizendo que o ex-diretor da ABIN teria cometido "falta grave" ao permitir a participação de agentes da agência na Operação Satiagraha. Heraldo afirmou: "Quem insiste em dizer que os espiões atuavam informalmente, se esquece de uma lição primária de Direito administrativo: o funcionário público só pode fazer o que manda a lei expressamente. Será que existe alguma lei sobre participação informal em operações da polícia por parte de arapongas? Me parece que não, William".
Aqui você pode ver o vídeo
O curioso é que dias depois o Cloaca News (clique aqui para ir ao blog) revelaria que Heraldo Pereira é professor do IDP, Instituto Brasiliense de Direito Público, de propriedade de Gilmar Mendes.
Mais alguns dias se passaram e a menção à aula ministrada por Heraldo "sumiu" do site do IDP, num episódio que nos lembrou da censura na TV Câmara, quando uma edição do programa Comitê de Imprensa "sumiu" do site da TV, justamente o programa em que um dos entrevistados era o jornalista Leandro Fortes, da CartaCapital, autor de várias reportagens críticas a Gilmar. Abaixo, a aula ministrada pelo professor Heraldo no IDP, que agora "sumiu" do site.

site-camara_1.jpgEnquanto isso, novos fatos aparecem na relação do presidente do Supremo Tribunal Federal [STF], Gilmar Mendes e o repórter Heraldo Pereira, da Rede Globo.

O jornalista integra o “Conselho Estratégico” da TV Justiça, caracterizado como “um órgão consultivo de assessoramento ao presidente do Supremo Tribunal Federal para assuntos que se referem à TV Justiça”.

Se o conselho é “estratégico” e faz “assessoramento” direto a Gilmar Mendes, como está escrito, supõe-se uma relação muito próxima dos conselheiros com o ministro.

Mas, a rigor, esses conselhos raramente funcionam, são meramente formais. Se os seus integrantes forem pagos, caracteriza-se como sinecura.

Os sete integrantes do “Conselho Estratégico” são os seguintes:

Ministro Gilmar Mendes
Presidente do STF (Presidente do Conselho)

Ministro. Cezar Peluso
Vice-Presidente do STF

Ministro Carlos Britto
Ministro do STF na linha de sucessão do Vice-Presidente

Alcides Diniz da Silva
Diretor-Geral do STF

Heraldo Pereira
Jornalista e advogado

Marilena Chiarelli
Jornalista

Renato Parente
Secretário de Comunicação Social do STF (Secretário do Conselho)

Nenhum comentário: