Tive um sonho maravilhoso, que eu descia do avião no aeroporto internacional, e as bagagens vinham rapidamente para as esteiras… saí para arranjar um transporte e deparei com uma frota de carros novos com adesivos “praticamos o preço justo”.
Segui pela linda estrada asfaltada, iluminada e bem sinalizada até deparar com a paisagem de um bairro urbanizado onde as casas tinham muitas flores em seus jardins, formando um lindo contraste com o Tapajós azul ao fundo.
As crianças alegres que saiam da escola se misturavam às inúmeras bicicletas que desciam e subiam a linda ciclovia e ao longe eu já podia enxergar as árvores beirando e sombreando as ruas e avenidas.
Rapidamente me dirigi ao centro histórico, repleto de casarões restaurados e valorizados pelas amplas calçadas, onde quiosques vendiam sorvetes e frutos tropicais da estação: oiti, uxi, pajurá, tapereba, açaí, e outras iguarias estavam ali fresquinhas para serem saboreadas.
As ruas bem limpinhas e bem conservadas traduziam para os meus olhos a alegria cidadã de um povo que ama a sua terra.
Restaurantes cheios de turistas alegres enfeitavam a orla sombreada por um grupo de árvores que traduziam nossa biodiversidade, um verdadeiro Jardim Botânico, sem cercas nem preço.
Percebi que ali haviam políticos honestos e comprometidos com a qualidade de vida de todos.
Nas num instante caí na cruel realidade, fui para casa e do alto de um buraco pude ver que a chuva se aproximava assustando tudo e todos na rua.
Em instantes, um vento ciclônico soprou e anunciou uma violenta tempestade de inverno e um verdadeiro rio se formou, as ruas encheram-se de água e os bueiros entupidos cuspiam o lixo acumulado. Dezenas de motos, automóveis e ônibus buzinavam tentando vencer a pororoca dos rios Rosa Passos e Mendonça Furtado ao se encontrar com as águas da rua dos Artistas
A luz acabou e com ela a água sumiu das torneiras, e a vizinha avisou que a bomba queimou,
Um verdadeiro caos! Eu, enquanto apreciava o apocaliptico cenário, pensei que se houvesse um esforço geral da população poderíamos fazer esse sonho ser uma realidade coletiva, basta que todos queiram construir uma SANTARÉM PAI D`ÉGUA.
————————————
* Arte educador de Santarém, é integrante da ONG Projeto Saúde & Alegria
Nenhum comentário:
Postar um comentário