segunda-feira, 16 de março de 2009

O PRINCIPE NA FLORESTA

O príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica, visitou os projetos ambientais em Santarém, onde teve um encontro com a governadora Ana Júlia Carepa, pesquisadores e lideranças locais. Ele chegou à cidade no início da tarde e foi de carro até a vila de Alter do Chão, a 30 km da sede do município.
De lá, o príncipe seguiu de barco ao município vizinho de Belterra, onde visitou a Floresta Nacional do Tapajós. O governador do Amapá, Waldez Góes, também participou da programação, a convite da governadora Ana Júlia.
Milhões de dólares serão investidos na manutenção das florestas tropicais do mundo, por meio de um mecanismo global, com a ajuda de países como a Inglaterra, disposta a contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Em Belterra, ao lado da governadora do Estado, o príncipe visitou a comunidade do Maguari e conheceu detalhes do Projeto Barco Saúde & Alegria. Antes disso, Ana Júlia conversou com nove lideranças comunitárias e realizou, junto com o presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará), Edilson Rodrigues, a entrega de 20 Cred Pará, o crédito especial de incentivo a pequenos empreendedores, dentro nova política de microcrédito solidário do Estado.
A comunidade do Maguari, em Belterra, é uma das que recebem apoio da fundação, que investe em projetos de captação de energia solar, com benefícios para uma média de 70 famílias habitantes do local.
Os moradores de Maguari têm no artesanato uma das principais fontes de renda. A partir do latéx, matéria-prima da borracha, artesãos constroem miniaturas, enfeites e acessórios (bolsas, colares, pulseiras etc).
O resultado deste trabalho foi mostrado ao príncipe que, atendendo ao convite da governadora, também ensaiou alguns passos de carimbó, ritmo característico do Pará. Em seguida, junto com a comitiva, eles fizeram uma breve caminhada na Floresta do Tapajós.
--

Nenhum comentário: