quinta-feira, 5 de março de 2009

GOVERNO LULA: Depois de Sarney, Collor!!

Com o apoio do "ressurgido" Renan Calheiros, o ex presidente Fernando Collor derrotou ontem, por 13 votos a dez, a petista Ideli Salvatti na disputa pela presidência da Comissão de Infra-estrutura do Senado.
O resultado aumenta a tensão entre PT e PMDB, que já se enfrentaram na eleição pela presidência do Senado e divergiram na Câmara sobre a proposta de criação da CPI dos Fundos de Pensão.
Inconformado com a quebra do princípio da proporcionalidade, que costuma reger as eleições para as comissões do Senado, o líder do PT, Aloizio Mercadante, classificou de espúria a aliança entre PMDB, PTB e DEM para eleger Collor, a despeito de dois desses partidos integrarem hoje a base do governo Lula:
- Foi uma aliança espúria que interferiu no direito legítimo e democrático do PT de presidir essa comissão.
No melhor estilo "bateu, levou", que marcou sua curta trajetória como presidente da República antes do impeachment, Collor reagiu: - Eu repilo (expressão usada por ele quando presidente ao reagir às acusações da CPI do PC). Espúria, ele que vá procurar para saber onde achar. Foi um acordo inteiramente aberto, do qual todos participaram.

Em tempo: Já haviam cantado a bola que a candidatura de Sarney fortalecia o presidente Lula, mas enfraquecia o PT.
Na avaliação de muitos petistas, o presidente Lula quer transformar o PMDB no principal aliado para conseguir apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff na sucessão presidencial de 2010. O PMDB é tido como partido que vai indicar o candidato a vice na chapa de Dilma.
--

Nenhum comentário: