sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

OUTRORA

“Eu atirei no xerife, mas eu não atirei no delegado…”
Trecho da música I shoot the sheriff


Bob Marley
Se estivesse vivo em corpo, estaria completando 64 anos hoje. Nasceu no interior da Jamaica no dia 6 de fevereiro de 1945.
Depois de se mudar de Saint Ann, Bob foi morar em uma favela em Kingston, chamada Trenchtown - nome que dá título à música de um dos vídeos que coloquei lá em baixo, Trenchtown Rock.
Depois de muito trabalho e aprendizado com a criação de músicas, projetou-se para o mundo como um dos maiores compositores da década de 1970. Bob manifestou-se várias vezes contra as práticas de violência política que assolavam a Jamaica de meados da década de 70.
Eram tempos de Guerra Fria - e nem as mais bem arranjadas democracias da Europa estavam totalmente livres dos fantasmas dos poderes reacionários e das opressões políticas. Sobretudo os países do terceiro mundo, como a Jamaica.
Certa vez, Bob foi fazer um show gratuito em Kingston, capital de seu país. Nesse show, como de costume, Bob discursou contra os poderosos, para alertar os jovens presentes sobre os opressores de plantão, que estavam rondando a Jamaica, à espreita, encarnados em seus representantes políticos.
Nessa mesma tarde, Bob sofreu um atentado. Levou um tiro no braço. Pois é, foram eles que atiraram em Bob. Marley bateu, e forte, com música, isso sim.
--

Nenhum comentário: